sexta-feira, 25 de maio de 2018

A degradação dos biomas brasileiros


  Amazônia 



* Abrange cerca de 49% do território nacional, sendo dominado pela floresta tipicamente tropical pluvial.

*Seu solo é pobre em nutrientes devido á rápida degradação da matéria orgânica que nele se deposita e á rápida absorção pelas plantas dos nutrientes que daí resultam.

*O grande número de raízes absorve esses nutrientes, que passam então para o corpo da planta.Assim, quase todos os minerais se encontram mas partes do vegetal e não no solo.

*A densa cobertura vegetal contribui para amenizar o impacto da água da chuva,diminuindo seu efeito erosivo e o carregamento dos minerais (lixiviação).

*É necessário entender que a degradação do bioma amazônia ocorre por diversos fatores, um dos mais aparentes é quando há corte excessivo de árvores para um interesse comercial, além das queimadas intencionais.

*Segundo dados atuais, a degradação da Amazônia no mês de março de 2018 registra cerca de 102 quilômetros quadrado de áreas degradadas, 20% a mais do que em relação ao mesmo mês do ano de 2017 quando sua soma era de 74 quilômetros quadrados, e em 2018 Roraima registra cerca de 95% da degradação e Mato Grosso 5%.



Mata Atlântica 


*Também é uma floresta tropical pluvial, apresentando características da amazônia, a diferença mais expressiva entre ambas está na topografia do terreno que ocupam.

*A temperatura média anual gira em torno de 21°C.

*Assim como principal característica é uma região úmida o suficiente para suportar uma densa mata com flora e fauna exuberantes.

*Em relação a  degradação da mata Atlântica existem também diversos fatores, tais como o consumo de recursos e o crescimento urbano fora de controle, e também a falta de politicas públicas que incentivem o planejamento e a adequação para seu uso sustentável, além da grande importância que este bioma representa pois atualmente sua porção atual corresponde á apenas 8% da cobertura original, é de extrema necessidade sua conservação e recuperação pela sua importância ambiental, social e econômica sem precedentes.




Caatinga


*Ocorre na região nordeste, ocupando cerca de 10% do território brasileiro.

*Nesta região a temperatura é 27°C, e há uma estação chuvosa e seca com irregularidades frequentes, nos períodos de seca, que podem se prolongar por mais de 9 meses, a maiorias das plantas perde as folhas, ficando apenas com galhos esbranquiçados, além da reduzirem também o tamanho das folhas, algumas assumem a forma de espinhos, além do acumulo de água nas folhas, raízes e caules.

*Em relação a degradação da caatinga sua proporção territorial ocupa a maior parte da região do semiárido brasileiro, praticamente em toda a sua extensão possui habitantes, e um dos principais fatores para a sua degradação se dá pela falta do manejo adequado, e a utilização de um sistema irrigado na agricultura acentua o problema de salinização do solo, causando a desertificação.



Cerrado




*Ocorre predominantemente na região Centro-oste e nos estados de Tocantins e Minas gerais.

*O clima na região é quente, com estação seca rigorosa, embora chova em outras épocas do ano, os solos são ácidos, pobres em minerais e possuem grande quantidade de alumínio, substancia altamente toxica para a vegetação, e o solo do cerrado é considerado útil para a agricultura desde que fertilizado e corrigido em sua acidez por meio da adição de calcário.

*Em relação a degradação do cerrado, um dos principais fatores se da por conta da grande expansão dos espaços agrícolas no brasil , onde as principais atividades agropecuárias do pais ocupam espaços que anteriormente pertenciam ao cerrado.





Pampa




* Ocorre no sul do Brasil, ocupando 2% do território nacional.

*A temperatura média fica entre 10°C e 14°C no inverno e entre 20°C  e 23°C no verão. 

*Apresenta vegetação herbácea, propicia á criação de gado, atividade muito comum na região.

*Uma das grandes ameaças do bioma pampa em relação a sua degradação se dá pela agricultura, e pecuária pois são marcados pelas pastagens e pelos campos de cultivo, colocando em risco a biodiversidade do pampa gaúcho. 




Pantanal



*Abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; nos meses de seca os rios voltam a seus cursos normais deixando nutrientes que fertilizam os solos, porem muitas regiões ainda permanecem alegadas, originando pequenas lagoas entremeadas por terras firmes; nesses locais há plantas tipicas de brejos e em locais com inundações raras pode se encontrar vegetação tipica de cerrado, de campo e de floresta.

*E a principal característica dessa região é a dependência de quase todas as especies de plantas e animais em relação ao fluxo das águas.

*Em relação a degradação do bioma Pantanal, se dá por conta da utilização de agroquímicos, a exploração de matérias primas como ouro e diamantes, o crescimento acelerado e sem controle da agropecuária, além de usarem o mercúrio que contamina os peixes da região, segundo estudos sobre os principais pesticidas utilizados na região.





Manguezal




*Desenvolve-se na região litorânea onde os rios desembocam no mar, desde o Amapá até Santa Catarina.É extremamente importante, pois é origem de grande numero de animais marinhos, as plantas tipicas desse bioma são popularmente chamadas de mangue vermelho, mangue seriba e mangue branco.

* Um dos principais fatores da degradação do manguezal se dá por conta da poluição dos Rios e
 mares e também em relação a forte movimentação de setores imobiliários nas regiões litorâneas ocupando seus espaços, causando problemas gerais aos mangues, á cada ano segundo pesquisas recentes, a área do mangue vem diminuindo sua extensão em comparação a sua área original. 




                             
                                      


Aluna: Júlia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário