domingo, 2 de setembro de 2018

A colonização e a formação da America Anglo-saxônica


 O Canada foi descoberta pelos navegadores ingleses em 1497, no entanto, a colonização veio mais tarde, por volta de 1550, quando os franceses começaram a se estabelecer na região do Rio São Lourenço, onde hoje fica a cidade de Quebec. Nesta época, a região também era disputada por navegadores ingleses, que por sua vez começaram a se instalar na região dos Grande Lagos.

 Após uma longa disputa de território, que durou cerca de 80 anos, as tropas inglesas finalmente conquistam Québec em 1759. Poucos anos depois, em 1763, um tratado entre ingleses e franceses formaliza o controle britânico sobre o Canadá. Mesmo derrotados, os franceses ganham o direito de preservar seus direitos e cultura.

 Em 1841, o Reino Unido unifica as colônias de Ontario e Québec como províncias do Canadá. Os demais territórios vão sendo incorporados gradativamente. A expansão para o Oeste (províncias de Alberta e Colúmbia Britânica) é impulsionada principalmente por caçadores de peles e aventureiros em busca de ouro.

 Décadas depois, o Canadá tornava-se independente da cora inglesa. Em 1867 é assinado o North America Act, que cria no Canadá o Poder Legislativo nos moldes do Parlamento britânico. Após a participação militar do Canadá na Primeira Guerra Mundial, o país torna-se em 1919 membro autônomo da Liga das Nações.

 A independência política do Canadá completa-se em 1931, com o Estatuto de Westminster que dá ao país soberania sobre seu Ministério das Relações Exteriores.

 Em 1965 é criada a bandeira do Canadá (“Maple Leaf Flag”). As duas barras verticais vermelhas significam os oceanos pacíficos e atlântico, a barra branca o território de Canadá, enquanto que a folha estilizada representa as matas cobertas de plátanos (árvore típica canadense). Pouco tempo depois, em 1969, o idioma francês é adotado como uma das duas línguas oficiais do país, ao lado do inglês.



 Os Estados Unidos é um país que foi colonizado pela Inglaterra. A Inglaterra diferente de Portugal e Espanha tinha algumas características diferentes para a sua colônia, no caso as treze colônias que vão dar origem aos Estados Unidos.
 Quem foi para o futuro Estados Unidos não foi simplesmente para buscar matéria-prima ou extração de metais preciosos. Os puritanos que vão se estabelecer principalmente no norte dos Estados Unidos saem da Inglaterra por alguns problemas políticos, religiosos e as perseguições sofridas. Lá encontram uma terra santa para eles, onde poderiam viver sem problemas, é uma colônia de povoamento. 

 Para povoar uma região é necessário que as pessoas queiram ficar ali e os puritanos queriam, e a Inglaterra tinha dado total liberdade para eles, ou seja, podiam fazer o que quiser.
 Em relação ao trabalho, durante séculos, foi costume dividir tipos de trabalho nas duas categorias, “sagrado” e “secular”. O trabalho sagrado era realizado por membros de uma profissão religiosa. Todos os outros tipos de trabalho carregavam o estigma de serem seculares.
 No sul dos Estados Unidos o clima é mais quente e com isso as terras são melhores para fazer a famosa colônia de exploração, diferente do Norte que não era tão importante assim nos planos Ingleses. Lá estabeleceram os plantations como por exemplo a produção de tabaco e de algodão, produtos muito utilizados na Europa.

As colonias do sul eram baseadas no latifúndio ,mão-de-obra escrava, produtos para a exportação para metrópole e monocultura. E também colonias como a virgínia, carolina do norte e do sul e Georgia sofreram uma colonização de exportação. Eram exploradas pela a Inglaterra e tinham que seguir o pacto colonial.

 Os Estados Unidos conseguiu a sua independência na virada da década de 1770 para 1780. A Declaração de Independência foi redigida e assinada em 04 de julho de 1776.Um dos elementos que tiveram grande peso na aceleração da independência foi a Guerra dos Sete Anos (1756 -1763), isto é, a guerra travada na América do Norte entre ingleses e franceses pela posse de terras. Em 1783, selou a autonomia das Treze Colônias.
 A Bandeira dos Estados Unidos da América, muitas vezes referida como bandeira americana,é a bandeira nacional dos Estados Unidos. Consiste em 13 faixas horizontais iguais, sendo 7 faixas na cor vermelha e 6 na cor branca, num retângulo azul no canto superior esquerdo aparecem 50 estrelas brancas (referido especificamente como a "união"), cada uma simbolizando um estado do país. Cada uma das faixas representa uma das antigas Treze Colônias, que declarou independência do Reino da Grã-Bretanha, e se tornaram os primeiros estados nos E.U.A.O vermelho simboliza resistência e coragem, o branco simboliza a pureza e inocência, e o azul representa vigilância, perseverança e justiça.





Aluna: Júlia Dias 

Bibliografia

<https://brainly.com.br/tarefa/11140684> Acesso em 02 de setembro de 2018.

<https://www.youtube.com/watch?v=g79tmj0xeJY> Acesso em 02 de setembro de 2018.

<http://nataliadacasa.blogspot.com> Acesso em 02 de setembro de 2018

<https://googleweblight.com/i?u=https://m.historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/independencia-dos-eua.htm&hl=pt-BR> Acesso em 02 de setembro de 2018

<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bandeira_dos_Estados_Unido>  Acesso em 02 de setembro de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário